O município de Floriano, Piauí, ficou apenas na 137ª posição entre os 224 municípios avaliados no Índice do Previne Brasil, referente ao primeiro trimestre de 2024 (Q1). O índice monitora a qualidade dos serviços prestados pela atenção primária em saúde, com base em indicadores como consultas pré-natal, exames de HIV e sífilis, consultas odontológicas, exames citopatológicos, vacinação, e acompanhamento de hipertensão e diabetes.
O gráfico de desempenho dos indicadores de Floriano revela oscilações significativas nos últimos anos. Consultas pré-natal e controle de hipertensão e diabetes, apresentam grandes deficiências para o município.
O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo melhorar o acesso e a qualidade da atenção primária no país, por meio de monitoramento contínuo e repasse de recursos de acordo com o desempenho dos municípios nos indicadores estabelecidos.
Floriano enfrenta a necessidade de reforçar seus esforços em áreas estratégicas da saúde, visando melhorar a posição no ranking estadual e a qualidade de vida da população.
Sensação
Vento
Umidade